Ainda em São Jorge, que tomou o nome do Santo,
segundo nos foi explicado,
porque vista de cima a ilha parece uma espada,
mas cujos contornos da crista da montanha,
fazem lembrar um dragão,
sendo por isso também conhecida como a ilha do dragão.
"Na Urzelina"...
Avistamos a majestosa montanha do Pico,
(onde as nuvens sempre a mudar, nos ofereciam paisagem diferente)
e as Fajãs entre 200 e 400m lá mais abaixo, na base dos precipícios.
Segundo consulta Urzelina deve o seu nome
à derivação da palavra urzela,
um líquen que nasce nas encostas junto ao mar
e que representou um produto muito valioso,
antes de existirem tintas artificiais.
A urzela era exportada das ilhas para toda a Europa
e quem usava roupas tingidas por aquela cor purpura,
normalmente eram reis ou pessoas de posses.
Teve tal importância para a região,
que foi construído um porto para a sua exportação.
Esta foi a explicação que encontrei na NET,
mas como gosto de contos e fabulas, vou deixar em registo,
para não me esquecer,
a explicação dada pela guia, que segundo ela, é crença local.
Nesta região morou uma princesa chamada Lina,
que era apaixonada pelo local e que adorava a planta urzela.
Quando a princesa faleceu,
o seu amado mandou que sobre a sua campa
fosse colocada a planta, para homenagear a princesa.
Da união da palavra Urzela com o nome da princesa Lina,
se formou a palavra Urzelina.
Adoro as histórias e crenças populares.
São sempre o sonho e a fantasia que adoçam a vida.





















Lindíssimos registos e olhares, parabéns amiga, belíssima introdução explicativa. Desejo uma mágica e super feliz semana. Beijinhos grandes meus e da Irene.
ResponderEliminar