Não sou adepta de touradas,
mas sei que na ilha Terceira é cultural.
É atribuída aos touros a vitória na Baía da Salga,
quando do desembarque de 1000 espanhóis,
enviados por Filipe II de Espanha,
que se havia declarado rei de Portugal.
Brianda Pereira liderou os ânimos da população
e incentivou-a a pegar em armas.
Como não conseguiam vencer as tropas espanholas,
Frei Pedro de Frias, teve a ideia brilhante de a população
reunir uma manada de mais de mil cabeças
e a lançar sobre os invasores,
que em pânico, só puderam recuar para o mar.
Se o touro tinha importância, passou a ter muito mais,
como simbolo de força e bravura.
Predominam sobretudo as touradas à corda,
que são feitas na rua, revezando 4 touros
e os animais não devem ser feridos nem abatidos em publico.
Segundo nos foi dito, pela guia, só na ilha Terceira,
realizam-se em média 300 touradas anuais, numero revelador da
"importância do touro para o Terceirense"...









Sem comentários:
Enviar um comentário