domingo, 21 de junho de 2026

"Na Urzelina"...

Ainda em São Jorge, que tomou o nome do Santo,

segundo nos foi explicado,

porque vista de cima a ilha  parece uma espada,

mas cujos contornos da crista da montanha, 

fazem lembrar um dragão,

sendo por isso também conhecida como a ilha do dragão.

"Na Urzelina"...

Avistamos a majestosa montanha do Pico,

(onde as nuvens sempre a mudar, nos ofereciam paisagem diferente)

e as Fajãs entre 200 e 400m lá mais abaixo, na base dos precipícios.

 Segundo consulta Urzelina deve o seu nome 

à derivação da palavra urzela,

 um líquen que nasce nas encostas junto ao mar

e que representou um produto muito valioso, 

antes de existirem tintas artificiais.

A urzela era exportada das ilhas para toda a Europa 

e quem usava roupas tingidas por aquela cor purpura,

normalmente eram reis ou pessoas de posses.

Teve tal importância para a região, 

que foi construído um porto para a sua exportação.

Esta foi a explicação que encontrei na NET,

mas como gosto de contos e fabulas, vou deixar em registo,

para não me esquecer, 

a explicação dada pela guia, que segundo ela, é crença local.

Nesta região morou uma princesa chamada Lina,

que era apaixonada pelo local e que adorava a planta urzela.

Quando a princesa faleceu, 

o seu amado mandou que sobre a sua campa

fosse colocada a planta, para homenagear a princesa.

Da união da palavra Urzela com o nome da princesa Lina,

se formou a palavra Urzelina.

Adoro as histórias e crenças populares.

São sempre o sonho e a fantasia que adoçam a vida.






















Benvinda Neves

1 comentário:

  1. Lindíssimos registos e olhares, parabéns amiga, belíssima introdução explicativa. Desejo uma mágica e super feliz semana. Beijinhos grandes meus e da Irene.

    ResponderEliminar