sexta-feira, 18 de agosto de 2023

"Santuário da Senhora da Penha"...

Como muitos dos santuários, o

"Santuário da Senhora da Penha"...

está localizado no cimo do monte (da Penha), 

o que faz dele um excelente miradouro da cidade de Guimarães. 

Não são as suas linhas direitas e sóbrias que nos surpreendem,

mas a sua localização num emaranhado de rochas gigantes,

que formam grutas, aproveitadas como nichos de oração

e também para "tasca", onde o néctar da terra (de certo benzido),

"o vinho verde", mata a sede aos peregrinos.

Ali nas trevas, ouvi uma curiosa troca de palavras:

"sabes dizer-me onde está o Senhor do sono, ouvi que estava aqui em baixo".

"Está sim, está mesmo aqui. Também lhe queres pedir que te faça dormir?

Eu já orei, para que me traga o sono, porque passo as noites em claro"

"Não, não... eu quero orar para que me tire o sono,

 pois passo as noites e os dias a dormir e assim não vejo nada".

Foi assim que relembrei que existe um Santo Elias",

que lá estava adormecido debaixo das rochas, 

mas que deve ouvir as preces dos seus devotos.

Tão giras e curiosas estas simples crenças populares 

e a sempre grande mistura entre o sagrado e o profano,

que trás esperança e fé - com que se alimenta a alma.

Sinto que não tem mal acreditar, nem sonhar,

desde que traga conforto a quem crê.

O mal está em quem consegue "explorar" essa ingenuidade 

e obtem lucros com ela.























Benvinda Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário