sexta-feira, 4 de agosto de 2023

"conhecer a Moita"...

Não posso dizer que fiquei a 

"conhecer a Moita"...

mas anteontem fui lá pela primeira vez,

demos uma voltinha pelo centro 

e fizemos uma caminhada na zona das salinas.

Já tinha ouvido falar da Moita, pelas romarias a cavalo,

que vão dali até Viana do Alentejo - tenho um colega que participa, 

vestido a rigor.

Surpreendeu-me serem tão aficionados pelos touros,

ainda têm praça de touros, clube taurino 

e motivos pintados nas fachadas dos edifícios.

É evidente que os habitantes estão ligados à pesca,

há uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem na rua,

 ergue-se sobre uma embarcação, 

num braço segura o Menino Jesus, no outro um barco.

A igreja é também dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem.

Na praça central, a Câmara Municipal 

e muito comercio dedicado à restauração.

Não fiquei com duvida que é ali que se reúne a população

nas horas de festa e lazer.

Moita, uma Vila pertencente ao distrito de Setúbal,

com casas baixas e ar modesto,

voltada para o estuário do rio Tejo.




















Benvinda Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário