domingo, 5 de abril de 2020

Receio muito que nos habituemos todos à solidão...

Pensamentos...

Tive que ir ao multibanco fazer um pagamento,
fui cedinho, para ter a certeza 
que me cruzaria com poucas ou nenhumas pessoas.

Quando lá cheguei, reparei que não havia fila 
para entrar no super-mercado,
pelo que resolvi aproveitar essa sorte incrível
e fui-me reabastecer de fruta e legumes.

No balcão da charcutaria uma simpática empregada,
dizia a uma octogenária:
 "a senhora devia estar em casa 
e vir alguém fazer-lhe as compras,"
enquanto a velhinha respondia 
"mas eu vivo sozinha 
e sou sempre eu que faço as minhas compras."

Apesar de ser manhã cedo,
os expositores dos legumes estavam quase vazios.
Parte das pessoas com quem me cruzei,
faziam o mesmo que eu - "mantinham a distancia."
Vi os que agem como - "não se passa nada"
e quem se vista como se viesse do "espaço":
bata, luvas, viseira, máscara, tudo branco - e carrinho das compras.

Tinha pressa de voltar a casa
porque a gente até já se "sente mal"
quando tem mesmo que sair

De regresso olhei o campo e junto ao passeio
estava um "montinho de papoilas lilases"
que balançavam à chuva e ao vento.
Não resisti a admirar a sua beleza,
 adoro papoilas,
e senti-me tão ridícula a descalçar a luva 
para as poder fotografar,
que quase tive vontade de chorar...

Como mudou o mundo!!!!
Temos medo de sair à rua, sabemos que não devemos,
afastamo-nos de todos com quem nos cruzamos,
sentimo-nos sortudos
 quando não temos fila para as compras
e no meio disto tudo tanto velhinho 
que continua a quebrar a sua solidão
 com uma ida ao super-mercado.
Porque são os nossos velhos "teimosos",
como ouço tantas vezes nas noticias?
Todos sabemos: 
"Porque também se morre de solidão"...

Será que o mundo voltará a ser igual?
Talvez não... talvez sim - porque esquecemos facilmente.

Receio muito 
que nos habituemos todos à solidão...





Benvinda Neves

4 comentários:

  1. Belíssimo texto minha amiga, até as lágrimas escorreram pela cara abaixo. Os nossos idosos não são teimosos se o dizem dizem errado. Não tem outra solução de ter que sair, são sós e carentes de tudo, muitas vezes e falo por aqui, nem é falta de dinheiro, mas de um sorriso de um afeto qualquer, um simples olá, em cidades grandes ainda pior. O que mais temo para ser sincero nem é o vírus, é a solidão dos idosos, que estão a morrer aos poucos sós, não conseguem dormir, a pensar só na tristeza, ainda há pouco tempo os filhos corriam de manhã e noite para entregar os filhos, netos dos idosos e já havia o vírus. É que vejo na minha terra minha amiga a distancia entre casas de pais e filhos por vezes é de duas ou tres casas, nem as compras lhes vão fazer, isso não é medo é falta de amor. Benvinda mandei por ms no fac. o meu endereço pessoal de email,em caso da minha conta desaparecer do fac como imagino que aconteceu ao Santiago, esse é o meu pessoal. Fica bem e feliz. E não sintas remorsos que as fotos estão lindas, valeu a pena. Feliz final de dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom dia amigo Carlos
      Muita gente poderá aproveitar este mau período - para se afastar ainda mais dos seus velhotes. Isso não é amor, é egoísmo. O mundo retribui sempre aquilo que somos.
      Amigo, já respondi à msg - talvez o desaparecimento da conta do Santiago seja um vírus. Tem havido o aproveitamento dos mauzinhos, para espalhar virus na net (li nas noticias). Espero que seja isso - e que o Santiago não esteja doente.
      Beijinhos Carlos, uma boa semana para si e seus - que estejam bem e unidos, para darem força uns aos outros.

      Eliminar
  2. palavras q chegam ao coração. bejinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Faty. Todos precisamos de ser fortes e ter calma. Há dias que nos sentimos mais frágeis.
      Beijinhos, desejo boa semana. Grata pelo carinho.

      Eliminar