quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Alentejo - Cercal

Alentejo - Cercal
"Barragem de Campilhas"

Porque são os Alentejanos tão "peculiares" a dar uma explicação?

- Boa tarde, o senhor sabe dizer-me se neste caminho vou certa para a barragem?
- Barragem! Mas qual barragem é que vossemecê quer?
- A barragem que fica aqui perto do Cercal, disseram-me que aqui perto há uma barragem.
- Sim menina, isso já entendi, mas qual delas é que vossemecê quer?
- Mas há mais que uma?
-Não senhora.
- Ah! Então quero ir para essa mesma que o senhor está a pensar…
 (esforço enorme para não desatar a rir à gargalhada).
-Hummm…então a menina está vendo ali Colo que fica mesmo do seu lado direito?
-Sim…
-Pois não vira para lá, vira mesmo para a esquerda…segue…segue…segue sempre em frente e vai ter a uma estrada Municipal. Não se assuste, porque está arranjadinha, tem alcatrão e tudo. No fim tem a barragem de Campilhas – mas não sei se é essa que vossemecê quer.

Parece anedota – mas foi mesmo tal e qual.

O certo é que fui lá dar sem enganos.



















Benvinda Neves



2 comentários:

  1. Adorei e ri com o teu texto. Lindos registos, parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. parece que inventei - mas foi mesmo assim. Tive que fazer um esforço grande para não me rir em frente ao senhor.
      Não conto isto com maldade - apenas como "curiosidade". Somos realmente também produto do meio ambiente - e em alguns lugares o tempo passa mais devagar. Penso que isso é uma bênção a maioria das vezes. Gosto mesmo muito do Alentejo e das suas gentes - a minha querida mãe era Alentejana.
      Bjs, Carlos. Obrigada.

      Eliminar