Mais um atrativo na Ilha de São Jorge:
"Piscinas Naturais da Fajã Grande"...
Um lugar bonito para ir a banhos e apreciar a paisagem.
Bom para quem goste de férias em sossego,
no meio da natureza.
Tem um parque de campismo mesmo ao lado.
Partilha "sentimentos" através de escrita e imagem...
Mais um atrativo na Ilha de São Jorge:
"Piscinas Naturais da Fajã Grande"...
Um lugar bonito para ir a banhos e apreciar a paisagem.
Bom para quem goste de férias em sossego,
no meio da natureza.
Tem um parque de campismo mesmo ao lado.
Ainda em São Jorge, que tomou o nome do Santo,
segundo nos foi explicado,
porque vista de cima a ilha parece uma espada,
mas cujos contornos da crista da montanha,
fazem lembrar um dragão,
sendo por isso também conhecida como a ilha do dragão.
"Na Urzelina"...
Avistamos a majestosa montanha do Pico,
(onde as nuvens sempre a mudar, nos ofereciam paisagem diferente)
e as Fajãs entre 200 e 400m lá mais abaixo, na base dos precipícios.
Segundo consulta Urzelina deve o seu nome
à derivação da palavra urzela,
um líquen que nasce nas encostas junto ao mar
e que representou um produto muito valioso,
antes de existirem tintas artificiais.
A urzela era exportada das ilhas para toda a Europa
e quem usava roupas tingidas por aquela cor purpura,
normalmente eram reis ou pessoas de posses.
Teve tal importância para a região,
que foi construído um porto para a sua exportação.
Esta foi a explicação que encontrei na NET,
mas como gosto de contos e fabulas, vou deixar em registo,
para não me esquecer,
a explicação dada pela guia, que segundo ela, é crença local.
Nesta região morou uma princesa chamada Lina,
que era apaixonada pelo local e que adorava a planta urzela.
Quando a princesa faleceu,
o seu amado mandou que sobre a sua campa
fosse colocada a planta, para homenagear a princesa.
Da união da palavra Urzela com o nome da princesa Lina,
se formou a palavra Urzelina.
Adoro as histórias e crenças populares.
São sempre o sonho e a fantasia que adoçam a vida.
Na Ilha de São Jorge, no centro histórico de Velas,
fica este lugar maravilhoso,
que parece tirado de um conto de fadas:
"Jardim da Republica"...
No meio encontra-se o belo coreto, que data de 1898
e todo o jardim, desafogado, tem vista sobre
os magníficos edifícios históricos que o rodeiam.
Admirável também
o estado de conservação da maioria dos edifícios.
Muito bom gosto na projeção deste espaço verde.