segunda-feira, 22 de junho de 2026

"Piscinas Naturais da Fajã Grande"...

Mais um atrativo na Ilha de São Jorge:

"Piscinas Naturais da Fajã Grande"...

Um lugar bonito para ir a banhos e apreciar a paisagem.

Bom para quem goste de férias em sossego,

no meio da natureza.

Tem um parque de campismo mesmo ao lado.























Benvinda Neves

domingo, 21 de junho de 2026

"Na Urzelina"...

Ainda em São Jorge, que tomou o nome do Santo,

segundo nos foi explicado,

porque vista de cima a ilha  parece uma espada,

mas cujos contornos da crista da montanha, 

fazem lembrar um dragão,

sendo por isso também conhecida como a ilha do dragão.

"Na Urzelina"...

Avistamos a majestosa montanha do Pico,

(onde as nuvens sempre a mudar, nos ofereciam paisagem diferente)

e as Fajãs entre 200 e 400m lá mais abaixo, na base dos precipícios.

 Segundo consulta Urzelina deve o seu nome 

à derivação da palavra urzela,

 um líquen que nasce nas encostas junto ao mar

e que representou um produto muito valioso, 

antes de existirem tintas artificiais.

A urzela era exportada das ilhas para toda a Europa 

e quem usava roupas tingidas por aquela cor purpura,

normalmente eram reis ou pessoas de posses.

Teve tal importância para a região, 

que foi construído um porto para a sua exportação.

Esta foi a explicação que encontrei na NET,

mas como gosto de contos e fabulas, vou deixar em registo,

para não me esquecer, 

a explicação dada pela guia, que segundo ela, é crença local.

Nesta região morou uma princesa chamada Lina,

que era apaixonada pelo local e que adorava a planta urzela.

Quando a princesa faleceu, 

o seu amado mandou que sobre a sua campa

fosse colocada a planta, para homenagear a princesa.

Da união da palavra Urzela com o nome da princesa Lina,

se formou a palavra Urzelina.

Adoro as histórias e crenças populares.

São sempre o sonho e a fantasia que adoçam a vida.






















Benvinda Neves

"Velas - Jardim da Republica"...

Na Ilha de São Jorge, no centro histórico de Velas, 

fica este lugar maravilhoso,

que parece tirado de um conto de fadas:

"Jardim da Republica"... 

No meio encontra-se o belo coreto, que data de 1898

e todo o jardim, desafogado, tem vista sobre

os magníficos edifícios históricos que o rodeiam.

Admirável também 

o estado de conservação da maioria dos edifícios.

Muito bom gosto na projeção deste espaço verde.


















Benvinda Neves