terça-feira, 9 de abril de 2019

Recantos e Encantos de Paço de Arcos...


Pertence ao Concelho de Oeiras,
e nasce ali junto ao Tejo,
com uma baía plácida e bonita,
cheia de reflexos em tons amarelos,
 dos edifícios que se projectam na água.

Quem passa na Avenida Marginal,
não fica indiferente à beleza da paisagem.

O seu nome vem do Palácio dos Arcos,
a quem o povo deu o nome de "Paço,"
por ali se hospedar El-Rei D. Manuel I 
e a sua filha D. Maria, 
quando participavam em caçadas
na quinta do morgadio.

Bem recuperado o Palácio e a funcionar 
como unidade hoteleira,
o seu jardim continua aberto ao publico.

Recantos e Encantos de 
Paço de Arcos...

























Benvinda Neves



segunda-feira, 8 de abril de 2019

Jardim da Quinta do Palácio Devisme...


Muito triste ver as estátuas do 
Jardim da Quinta do Palácio Devisme...
Sofrem da "doença da pedra" 
e estão quase todas irremediavelmente destruídas.
Foi de certeza um lugar muito bonito,
elaborado em dois espaços,
com arranjo diferenciado.

Frente à fachada posterior do edifico,
um pequeno espaço com arbustos organizados 
em simetria (à Francesa), cujos carreiros conduzem 
à restante quinta, onde a vegetação cresce mais 
naturalmente  (à Inglesa)
ornamentada por figuras mitológicas
e pequenos lagos.

Era comum na altura copiar-se "correntes da Europa"
e alguns jardins como este, 
deixaram de ser só desenhados em simetria,
e passou a usar-se também a influencia
dos jardins em "bosque."

Encimado sobre o lago maior,
um busto com dois rostos,
que penso seja Jano, deus romano das mudanças,
 "passado e futuro," - inicio de decisões.

Uma escada estreita leva-nos ao nível superior,
onde existe de novo um jardim em simetria
e um terraço de onde se avistam 
as quintas vizinhas e a mata do Monsanto.

Infelizmente as nossas instituições de beneficência
debatem-se com problemas de sobrevivência
e compreendo que não sobre verba 
para este espaço histórico, que merecia intervenção,
para poder estar mais bem cuidado.

Agradeço às irmãs Dominicanas
e ao Grupo Passos com História
a oportunidade de visita ao local.





















Benvinda Neves



Palácio e Quinta do Devisme...


Como prometido, aqui fica uma referencia especial
ao Palácio e Quinta do Devisme...

Foi mandado construir por Gerard Devisme,
 um burguês muito influente, 
do tempo do marques de Pombal,
comerciante de pau-Brasil.
Data da segunda metade do século XVIII
e é um edifício de arte moderna, 
da autoria do arquitecto Oliveira Bernardes.
Foi adquirido pela Infanta D. Isabel Maria,
tendo passado para o Estado após a sua morte.
Actualmente pertence às irmãs Dominicanas,
e é lar de crianças carenciadas.

As fachadas e os jardins,
embora a necessitarem de grandes obras de recuperação,
mantêm a traça, mas o interior foi alterado,
para se adaptar a reformatório.
Guarda ainda em património algumas obras de arte,
que pertenceram ao palácio.

Na visita guiada, 
orientada pela simpática religiosa Rosa Catarino,
pudemos circular pela zona não residencial,
onde funciona o "espaço museu", visitar uma das salas
que mantém o aspecto original, a capela
e os jardins, que têm uma vista magnifica
sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário,
  o Parque do Monsanto e as quintas em redor,
como a fabulosa Quinta do Marques de Fronteira.
Ficamos ainda a conhecer a história 
desta congregação religiosa
que se dedica a fazer o bem.

Uma visita bonita,
valorizada tanto no aspecto humano
como cultural.

O agradecimento ao
 "Grupo Passos com História"...
que nos proporcionou a oportunidade.


































Benvinda Neves