domingo, 7 de abril de 2019

"Caminhada Quintas de Benfica"...


Realizou-se ontem, mais um 
dos eventos organizados pelo 
"Grupo Passos com História"...

Sempre temas interessantes,
escrupulosamente seleccionados e previamente organizados
pelas mentoras do grupo, Céu Santos e Tucha Campos.
Desta vez também com a preciosa colaboração 
do guia João Rosado.

Gosto tanto destes "Passos com História",
que sinto que é um privilégio participar neste grupo.

O encontro  foi à porta do zoo, para
"Caminhada  Quintas de Benfica"...
com visita guiada à Quinta do Devisme,
ou da Infanta.

Benfica, conserva ainda algumas quintas, palácios 
e edifícios classificados, que recordam o tempo
em que esta localidade foi escolhido pela aristocracia
para estância de veraneio, 
pela boa localização, às portas da cidade
e encostada ao grande parque florestal do Monsanto.

Algumas quintas e palácios, são maravilhosos.

A visita iniciou precisamente naquela que foi
a Quinta das Laranjeiras, pertença do conde de Farrobo,
que era fascinado por artes 
(esbanjou a fortuna, morrendo na miséria)
e que mandou construir o teatro Thalia, 
junto ao Palácio das Laranjeiras.
Na inauguração em 1843,
foi oferecida uma festa à Rainha D. Maria II.
Em 1862 um incêndio destruiu o teatro,
não tendo o conde dinheiro para o reconstruir.
A visita prosseguiu, passando no 
Chafariz das Águas Boas,
mandado erguer por D. Maria I
Em frente, o Convento de Santo António da Convalescença,
com a fachada forrada a azulejos,
que foi hospício religioso de enfermos.
Na Rua de São Domingos de Benfica,
vários elementos decorativos sobre as portas de entrada,
designados pelos "entalados,"
figuras femininas, com ar angelical
que ali foram colocados nos anos 40 e 50,
para embelezar as fachadas que se achavam 
com falta de estética.
Avistamos a Quinta do Lameiro,
passámos o Bairro do Calhau e subimos até 
à entrada do Palácio Marques de Fronteira.
Lindíssimo este Palácio e os seus Jardins,
que embora abertos a visitas ao publico,
continuam a pertencer à família Mascarenhas.
Paramos para apreciar o
 Chafariz de São Domingos de Benfica
incorporado no muro da Quinta do Devisme.
Ali ao lado a Igreja de Nossa Senhora do Rosário,
património da Força Aérea Portuguesa
e que está classificada como Imóvel de interesse publico.
Por fim visitamos o Palácio e a antiga Quinta do Devisme,
que pertencem à congregação religiosa das Irmãs Dominicanas
e que serve de lar a algumas crianças carenciadas.
Fomos cordialmente recebidos pela irmã Rosa Catarino,
que nos mostrou o que resta do palácio
e nos falou sobre o trabalho que fazem 
e as dificuldades que têm para financiamento da obra
e manutenção do espaço.

Farei posteriormente uma publicação 
sobre o interior, jardins e algumas obras de arte.



































Benvinda Neves

(Foto da amiga Céu Santos)


Parabéns à Lina...


Gostamos de cada um dos nossos amigos,
por razões muito diversas,
mas sempre porque 
algo neles os torna
especiais no nosso coração...

A amiga Lina Lousada 
festeja hoje 54 anos de vida
e eu e a Raquel, uma das irmãs,
passamos o dia com a Lina.

Estava aqui a pensar o que torna a Lina 
especial no meu coração
e não tenho duvida
que a sua alegria me contagia de vida
além de ser tão voluntariosa.

Foi incansável, após o meu acidente,
 quando estive quase dois anos sem conseguir andar.
Dois anos extremamente difíceis, 
em que tive a visita diária da amiga Lina,
que me trouxe tantas vezes as suas gargalhadas
que  me davam animo.

Cada amigo é especial,
mas há amigos que são tão especiais
que a gente terá sempre para com eles
uma grande divida de gratidão.

Obrigada querida Lina,
 pela tua boa amizade.
Que Deus te dê muitos anos de vida
e que não percas nunca 
esse teu dom de contagiar com sorrisos.

Parabéns amiga...






Benvinda Neves



quinta-feira, 4 de abril de 2019

"Julgamos os outros por nós"...

Fotografei esta jovem,
no passado fim de semana.

Estava longe
e registei porque gostei de 
a ver ali no cimo da falésia 
a "apreciar o mar"...

Também eu adoro o mar,
e sento-me por vezes tempo sem conta
a apreciar o seu ondular
e a respirar fundo o cheiro da maresia.

"Julgamos os outros por nós"...
e atribuímos-lhe sentimentos 
que são nossos.
Um erro que cometemos constantemente.

Hoje ao fazer zoom à imagem,
fiquei sensibilizada, 
porque vi que a jovem tem lágrimas no rosto,
razão porque a apanhei de face escondida 
na segunda foto.

Tantas vezes que a dor dos outros
está tão perto de nós
e não conseguimos ajudar,
porque não a vemos,
ou não conseguimos "chegar lá"...

Em certos momentos um abraço
seria suficiente para suavizar.





Benvinda Neves




Praia da Cresmina...


Ali ficamos a aproveitar a tarde solarenga,
a confessar dores e a partilhar alegrias.
São assim as conversas entre amigas,
boas terapias para a alma.


O mar imenso como paisagem,
uma amiga para conversar
e os pensamentos embaladas
no ondular do mar do Guincho.

Praia da Cresmina...

imagens do passado fim de semana,
bem diferente do dia cinzento de hoje.

Um obrigada à amiga São pela boa companhia.











Benvinda Neves