terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Mais um pouco de Oeiras...

Mais um pouco de Oeiras...


Com as nossas vidas tão condicionadas, 

os poucos percursos acabam por ser repetitivos.

Tive que ir à farmácia encomendar um medicamento,

na hora de almoço e para variar, resolvi voltar pela 

Rua das Alcássimas - onde não passava há uma eternidade.

A meio da rua, no cotovelo que vira na direcção do Pelourinho,

vi um grande cartaz numa fachada, a anunciar 

que aquele edifício vai ser habitação jovem.

Nada contra as habitações jovens - bem pelo contrário,

pois têm sido recuperados uma serie de prédios no centro da vila,

que de outra forma continuariam em ruinas.

O que me surpreende é ser aquela casa,

que fiz o levantamento topográfico há uns vinte e muitos anos

(se não me falta a memória) e na cave existia uma sala com 

mosaicos romanos (vi-os e estavam em optimo estado),

 a ser registados e etiquetados pela arqueologia.

Conheci na altura a idosa que era proprietária 

(já não recordo o nome da senhora),

mas lembro-me que esses mosaicos originaram 

um acordo entre a proprietária e a Câmara.

Não vale a pena eu fazer juízos por correr o risco de ser injusta 

na minha avaliação, por não conhecer todos os pormenores. 

Mas não posso deixar de sentir,

porque conheci o interior da habitação,

que a Câmara perde assim a oportunidade de ter um

"Museu da Vila"... 

no local que seria sem duvida apropriado.

Há muito pouca sensibilidade no que respeita a património,

que terá acontecido à sala romana?














Benvinda Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário