sábado, 23 de maio de 2020

Costa de Caparica...


Uma vez mais, como digo,
"juntar a diversão à obrigação".
Tenho um compromisso que me obriga
a deslocar à Charneca de Caparica,
todos os meses. 

Com um dia de Verão como o de hoje,
porque não ir ali ao lado ver o mar?
A manhã foi passada pela
Costa de Caparica...
cheia de sol,
numa longa caminhada junto às praias.

Já aqui falei algumas vezes 
do tão descuidado que é este lugar,
quando tem potencialidade 
para ser de excelência.

Azul infinito, areia branca e fina a 
perder de vista...

Faltam bons projectos e vontade para reabilitar
a Costa e transforma-la 
num lugar que tenha mais que boas praias.

É impressionante o numero de casas clandestinas,
as ruas sujas e sem passeios,
mas sobretudo aquele parque de campismo
que me faz sempre lembrar um campo de refugiados.

Muitas vezes tenho a sensação
que alguns lugares do nosso país
ficaram agarrados ao passado, 
presos na teia da pobreza.
Não me refiro só à falta de bens materiais,
mas à falta de visão que tolda mentalidades.
Nunca conseguirei compreender
que alguém tenha vontade de sair de sua casa,
para se encafuar numa barraca de lona
colada a centenas de barracas - mesmo que a razão seja
querer fazer praia.




















Benvinda Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário