sábado, 12 de outubro de 2019

Um juízo errado, sobre a "pessoa"...


(com a amiga Ana Borges - em missão de voluntariado nas Aldeias SOS)


"O que dizem os seus olhos?"
"Os meus olhos dizem que os portugueses são fantásticos.
Que conseguem fazer omeletes sem ovos
e sopa da pedra, sem quase nada".

Foi mais ao menos esta a resposta que deu o
 Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa
ao entrevistador Daniel Oliveira no programa 
"Alta Definição"...

Palavras que definem a 
pessoa fantástica e extremamente humana
que temos como Presidente da Republica.

Confesso que não teve o meu voto
quando foi eleito.
Como comentador de programas televisivos,
achava-o extremamente inteligente,
mas vaidoso - "um tio de Cascais."
Achei que ia estar distante da realidade do povo.

Tive a certeza que tinha feito 
um juízo errado, sobre a "pessoa"...
no dia em que numa festa da família,
numa instituição de carácter social,
um garoto lhe saltou para o colo, 
se pendurou no seu pescoço,
com uma perna de frango na outra mão
e ele o abraçou e não deixou 
que lho tirassem do colo, enquanto conversavam.
Ia a outro evento a seguir,
ficou com a gravata suja,
mas não fazia mal, porque tinha outra no carro.
Ali tive a certeza que era genuíno.

Aquela proximidade com as pessoas,
aquele estar presente nos momentos importantes,
são motivo de muitos comentários,
porque "incomoda"quem acha que é apenas populismo.
Para mim é a forma certa de fazer politica.

A proximidade e a compaixão
devem fazer parte do ser humano,
sobretudo se somos crentes.

Não sou politica - nem gosto nada 
de discussões sobre opiniões partidárias.
Voto sempre, porque acho que é um dever
do qual não devemos nunca prescindir.
Faço as minhas escolhas,
sempre pela parte humana que me é revelada.
Por vezes - como é o caso, concluo que me engano.
Normalmente quando concluo que me engano,
foi porque achei que "era boa pessoa"
e se revelou um grande oportunista.
Acho que é a primeira vez que concluo
que me enganei 
porque "é boa pessoa" - e eu não consegui ver.

Gosto muito do nosso 
Presidente da Republica.

Gostarei sempre muito 
de quem não se importe de ficar cheio de nódoas,
porque um garoto de mãos sujas 
o quer abraçar sentar no colo e conversar.


Benvinda Neves




2 comentários:

  1. Errar é Humano e eu também me enganei e errei, e como tu "Não sou politica - nem gosto nada de discussões sobre opiniões partidárias." No meu caso político. Revejo o meu pensamento no teu texto, parabéns pelos belos textos e registos.

    ResponderEliminar
  2. OBRIGADA amigo Carlos.
    Grata pela presença e pelos comentários - é sempre muito bom saber a opinião dos outros.
    Beijinhos, um bom dia para o Café da Guida.

    ResponderEliminar