quinta-feira, 3 de outubro de 2019

"Auto-retrato"...



Gosto muito de arte, embora não seja entendida em nenhuma.

A primeira vez que ouvi falar sobre Frida Kahlo,
foi no Verão de 2005, numa reportagem que passou na TV.
As lágrimas rolaram-me pela face,
porque entendi tão bem o seu sofrimento.
Tal como Frida, eu tinha tido nesse ano 
um acidente de autocarro, 
do qual resultaram múltiplas fracturas na coluna.
Tinha uma peça metálica solta nas costas
(que só ano e meio depois foi detectada),
que me provocava dores insuportáveis,
que me impediam de andar ou me sentir bem
 em qualquer posição.

A semana passada no Cascais-Shoping,
lá estavam expostas algumas gravuras das obras 
da artista Mexicana Frida Kahlo
e o tão explicito auto-retrato "a coluna partida".
Parece-me sempre uma metralhadora,
que suporta um rosto de sofrimento.
Tão real - transcreve o dia a dia de quem vive com dor cronica.
Se a gente deixar, aquela "dorzinha tortuosa"
passa a ser a parte mais importante do nosso dia.
Aprendemos a "formatar" a nossa personalidade
e com o tempo a aumentar a tolerância à dor.
Damos connosco tantas vezes a pensar 
"isto hoje está mauzinho, mas nada de desanimar,
porque já estive bem pior."

Viver - faz parte do nosso instinto,
mas mais que isso, 
é a concentração de todos os nossos sentimentos.
Nunca deixarei esquecido 
nenhum sentimento essencial ao 
sentir-me VIVA.

Faço questão de no meu 
"Auto-retrato"...
não deixar a imagem 
dos meus dias mais sofridos.

Que um dia  todos me lembrem 
com o meu melhor sorriso - de preferência 
a minha sonora gargalhada.

Viver não é fácil - e sem duvida 
que para uns é mais dificil que para outros.
Diz-me a experiência 
que normalmente quem mais se queixa,
são precisamente aqueles 
para quem a vida é mais branda...

Benvinda Neves



(imagem da NET - não sou apreciadora das pinturas da Frida Kahlo,
embora seja através delas que chego ao seu sofrimento).



Sem comentários:

Enviar um comentário