terça-feira, 22 de janeiro de 2019

"Falcoaria Real de Salvaterra de Magos"...


A visita à 
"Falcoaria Real 
de Salvaterra de Magos"...
começa com a explicação
sobre a ligação deste Edifício  ao antigo Paço- Real.
Crê-se que a data de construção do 
Palácio da Real Falcoaria seja do inicio do século XVIII.
Para aqui vinha a Coroa realizar pomposos caçadas,
 que se tornaram mais famosas em 1752,
quando vieram para o palácio 10 falcoeiros holandeses,
para ensinar esta arte.

Caiu em desuso no inicio do século XIX,
e após décadas de abandono, 
o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal,
recuperado e inaugurado em 2009.

Possui um auditório, uma sala de exposições,
uma exposição permanente de aves
e um pombal.
Foi-nos explicado que todas as aves em exibição,
nasceram em cativeiro,
uma vez que em Portugal não é permitido por lei,
aprisionar aves de rapina selvagens.

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos
assinala dois anos de reconhecimento pela UNESCO 
de Património Cultural Imaterial da Humanidade.






























Benvinda Neves




2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha. Fiquei mais enriquecido culturalmente. A única ave que tenho numa gaiola é um canário que também nasceu em cativeiro e tem anilha que comprova isso. Foi dado ao meu filho por uma tia. A primeira vez que veio a Paço de Sousa fugiu e voltou o que é difícil. Passei mais de 2 horas a comunicar com ele e ele comigo, estava num castanheiro de um vizinho meu. Segundo os meus vizinhos me disseram, que o retorno dele foi a minha relação com ele, ou seja eu falo muito com todos os animais que tenho e podes me chamar de maluco, mas eles compreendem e interagem comigo. No caso do canário desde conversas a assobios a festas que lhe faço e ele aceita, sempre foi habituado no dia a dia durante anos a fio, desde de muito novo. Infelizmente já tem muitos anos, já viveu mais anos que o normal, mas ainda é vivo e sempre com muita vida. Feliz dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito gira essa relação, Carlos. Também tenho um casal de piriquitos ambos com essas anilhas. Segundo me foi explicado aves que nascem em cativeiro dificilmente sobrevivem na natureza. Acredito que essa seja a razão de voltarem. Já tive dois piriquitos que me entraram pela janela - vinham esfomeados. Um deles adorava festas na cabeça. Acho que é um pouco como os cães e gatos que abandonam - foram muitas gerações em cativeiro, não sabem sobreviver. Para mim todos os animais deveriam ser livres - mesmo os caes e os gatos. É tão mau terem que viver dias e dias confinados a um apartamento - como um pássaro num viveiro. Num mundo ideal eles andariam livres como gostam.
      Nós humanos somos responsáveis por mudarmos toda a natureza.
      Desejo boa semana, amigo Carlos
      (a proposito - também falo com os passaros - e eles comigo)

      Eliminar