domingo, 5 de maio de 2013

Elogiar é uma arte…




Elogiar é uma arte…

Ontem por volta das 22h, sentei-me num comboio, cheio de gente barulhenta.
Já não viajava de comboio à noite, há quase um ano.

Surpreende-me sempre a quantidade de gente que viaja durante a noite e a intensidade de barulho que invade um espaço tão pequeno, que vinha praticamente todo ocupado por gente muito jovem.

Gosto de observar pessoas e imaginar “quem é quem”. Assim "espraiei" os olhos pela carruagem e observei quem viajava.

Três jovens de pé, magras como gazelas, em fuga por não terem bilhete. A adrenalina era do mesmo tamanho que a consciência, pois ouvi entre muitas “asneirolas” que nenhuma sabia o que acontece a “quem é apanhado pelo pica” sem bilhete – mas sabiam que era errado, pois as três cabeças espreitavam ansiosas entre gritinhos, pela porta em cada estação.


Havia um jovem “ressacado” que não conseguia estar quieto e percorria sem cessar a carruagem de uma ponta à outra a fazer barulhos com a garganta.

Também um casal que se ausentou do mundo e tinham a certeza que eram os únicos na carruagem, pois a ternura tinha proporções de estar em espaço intimo.

À minha frente, virada para mim, uma jovem que regressava de viagem, transportava uma mala enorme, que servia de mesa, onde colocou uma série de iguarias que comeu durante todo o tempo que durou a minha viagem.

Atrás de mim um casalinho africano que me reteve o olhar antes de me sentar, não só pela música barulhenta e esganiçada, como pela indumentária de ambos, preparados para festa, mas mesmo muito originais, sobretudo o rapaz que vestia casaca de aba de grilo às riscas brancas e pretas, complementada  por cartola.

Depois desta observação geral, abri o meu manual de iniciação ao Reiki e tentei concentrar-me na leitura. 
Mas tenho uma capacidade inigualável de espalhar a minha atenção sobre dois temas e ouvi atrás a voz masculina dizer delicadamente :
“Mas tu tens sempre tudo de errado para dizer, não sabes fazer um elogio?”
“Que é isso de elogio?”
“Tu não sabes o que é um elogio?”
“Não, nunca ouvi essa palavra”
“É assim dizer que gostas”…(E eu gostei desta forma simples de ensinar).

Hoje dei comigo a pensar neste diálogo que “roubei” à intimidade de dois jovens, que deveriam ter perto dos vinte anos e pensei que triste é chegar a adulto e não conhecer o que é um elogio. 
Tem decerto mais gente neste mundo que vive sem saber o que é um elogio – ora se não o sabe, é porque nunca o teve, nunca lhe foi ensinado.

Até hoje sempre tive consciência que uns elogiamos mais, outros menos, mas nunca pensei que alguém o não fizesse por não saber o que é.
Conclui apenas hoje, que
 "elogiar é uma arte que também se aprende e deve ser cultivada".


Benvinda Neves
05 Maio 2013




3 comentários:

  1. Um elogio é muito mais eficaz que milhares de repreensões... a auto estima das infantas confirma...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. não tenho dúvida nenhuma Kimzote, ainda no sábado falei sobre isso. Faço questão de ser completamente ao contrário do que foi para nós. Tivemos uma educação demasiado severa, que nos punia publicamente ao menor erro - éramos vexados perante os amigos.
    Em contrapartida o elogio era uma coisa rara - nunca éramos suficientemente bons. Eram outros tempos, bem sei e por isso relevo, mas é péssimo para a construção da auto-estima.Sinto que isso me afectou praticamente a vida toda - reconheço que ainda pesa muito no presente. Faço questão de elogiar muitas vezes.

    ResponderEliminar